Governo abre enquete sobre a dependência da nicotina

como-parar-de-fumar-cigarro-1024x512.jpg

O que houve?

O Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) irá reavaliar o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da dependência da Nicotina. Isso significa que o Ministério, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), irá revisar as linhas de abordagem para o tratamento da população que apresenta dependência à nicotina, presente em cigarros, charutos, tabaco de mascar entre outros.

Nesta primeira etapa a CONITEC abriu a Enquete nº 11 de 2017 para receber contribuições de toda a sociedade sobre o escopo, espécie de minuta criada previamente pela comissão que apresenta a base para a estruturação das perguntas clínicas que serão objeto de busca na literatura científica pela comissão.

A ideia é discutir a proposta inicial e, assim, melhorá-la, identificando aspectos que podem não ter sido considerados anteriormente e, também promover a participação popular desde o início do processo de elaboração do PCDT, e não apenas na Consulta Pública para deliberação final.

E agora?

A partir do dia 13/03 profissionais de saúde, gestores e a sociedade em geral terão 30 dias para manifestar sua opinião, enviar críticas e sugestões por meio de formulário próprio da enquete disponível no site da CONITEC e também por meio do aplicativo da comissão nas versões disponíveis para download nas versões Android e IOS.

Operação Chaminé

Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 30% das mortes por diversos tipos de câncer como pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado.

A Enquete em questão contempla o tratamento do tabagismo no SUS, no entanto milhares de beneficiários de planos de saúde dependentes da nicotina não têm acesso ao tratamento. Pensando nisso o Oncoguia criou a iniciativa de advocacy [OPERAÇÃO CHAMINÉ] que procura garantir o direito ao tratamento do tabagismo nos planos de saúde.


Fonte: Portal Oncoguia


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Logo Provisa Branca

ENDEREÇO

Rua Jacira Reis, 1019 – Conj. Kissia – Dom Pedro
Manaus – AM, 69040-270

Torre Norte, Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin Paulista
São Paulo, 04578-910

Rua Dr. João Colin, n°1285 – América
Joinville – SC, 89204-001

CONTATO

(92) 3584-5291

(47) 3305-9754

provisa@provisa.com.br

Copyright 2021. All rights reserved.