Plano de saúde individual terá redução na mensalidade

16/07/2021 por Diego Irineu
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Plano de Saúde individual – O reajuste foi definido pela ANS em razão da queda das despesas dos planos em 2020.


O Plano de Saúde individual ou familiar pela primeira vez tiveram percentual de reajuste negativo, segundo à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Significa que o valor das mensalidades dos planos terão uma redução. Só que não vale para planos de saúde coletivos, como os planos empresariais, e os por adesão, em que os consumidores contratam em grupo. O valor máximo do reajuste chega a ser até -8,19%. As operadoras não podem cobrar índices maiores que o definido, mas podem aplicar índices menores.

O reajuste vale para o período de maio de do ano de 2021 a abril de 2022. Para os contratos com aniversário em maio, junho, ou julho será permitida aplicação retroativa do reajuste.

Dois bonecos fazendo cálculo sobre plano de saúde

O percentual do reajuste negativo foi aprovado na reunião da diretoria colegiada da ANS na quinta-feira (08/07/2021). Em razão da queda das despesas assistenciais no ano de 2020 provocada pela pandemia da COVID-19, o reajuste foi negativo por conta do isolamento social da população, houve uma queda na procura por atendimentos para exames seletivos.


Rogério Scarabel Barbosa. Crédito: Pedro França, Agência Senado

“Ao longo de 2020, em virtude da pandemia os gastos do setor com atendimento assistencial oriundos de procedimentos como consultas, exames, internações sofreram queda significativa comparado aos anos anteriores, tendo em vista que o distanciamento social foi uma das medidas protetivas utilizadas. Muitos beneficiários deixaram de usar procedimentos não urgentes”, disse o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel.


O reajuste é válido para os plano de saúde individual ou familiares médico-hospitalares regulamentados (contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98).

Os beneficiários de planos individuais precisam observar se o percentual está sendo aplicado. Se não acontecer, a orientação da ANS é entrar em contato com o seu plano de saúde para saber o que aconteceu e ter mais informações.

O cliente também pode procurar a ANS pelos canais de atendimento:

Disque ANS: 0800 701 9656

Fale Conosco (formulário Eletrônico): www.gov.br/ans

Central de Atendimento a Deficientes Auditivos: 0800 021 2105

Fonte: www.gov.br

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