A tuberculose

É uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas. Ela afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos.

SINTOMAS

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse, podendo ser seca ou produtiva. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, tais como:

Ocorre quando há inalação de aerossóis contendo bacilos. Estes são liberados no ambiente por pessoas com tuberculose ativa, seja pulmonar ou laríngea, ao falar, espirrar ou tossir.

Diagnóstico

É realizado com radiografia do tórax, além de exames laboratoriais e escarro do paciente (baciloscopia).

Tratamento

O tratamento pode durar seis meses a um ano e é feito à base de antibióticos.

Na maior parte dos casos são utilizados dois medicamentos: Duas cápsulas vermelhas que contém os remédios rifampicina e isoniazida e quatro comprimidos brancos que contém o medicamento pirazinamida.

O tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das dificuldades no combate à tuberculose é a falta de adesão ao tratamento. Por ser longo e apresentar resultados rápidos, alguns pacientes o abandonam.

Isso resulta no surgimento da tuberculose multirresistente, uma forma da doença resistente a medicamentos. Este tipo de tuberculose tem crescido mundialmente.

CASOS DE TUBERCULOSE EM 2020

fonte: www.casacivil.am.gov.br

É aplicada a vacina BCG em crianças, a qual previne somente a forma grave da doença.

O contágio também pode ser evitado com tratamento e orientação dos infectados além de melhorias nas condições de vida da população, já que a enfermidade está associada à pobreza e à má distribuição de renda.