Ela surge ao longo da vida, principalmente devido a maus hábitos de alimentação, mas também pode estar presente desde o nascimento.
Costuma desenvolver-se subitamente e pode apresentar sintomas como:
A pessoa pode sentir dores de cabeça, cansaço, tontura e ter sangramentos pelo nariz. A única maneira de saber se a pressão está alta é aferi-la regularmente.
A hidratação, além de inúmeros outros benefícios, é fator primordial na recuperação de quadros de doenças respiratórias, como a gripe, por exemplo, já que ajuda a amenizar os sintomas e também auxilia na recuperação do corpo. Dessa forma, manter o corpo hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Tomar mais água do que o indicado para a idade e peso da pessoa pode ter efeitos negativos principalmente para quem tem doenças, como insuficiência renal ou cardíaca, já que nessas condições o organismo não consegue eliminar o excesso de água, podendo provocar inchaço no corpo todo, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, desequilíbrio dos minerais na corrente sanguínea e sobrecarga dos rins.
Entre os principais problemas de saúde relacionados com uma má alimentação estão a obesidade, o diabetes, hipertensão e até mesmo alguns tipos de cânceres.
Não podemos nos esquecer ainda que uma alimentação deficiente é causa de desnutrição. Todos esses problemas são graves e podem levar um indivíduo à morte, portanto, uma alimentação saudável é sinônimo de saúde.