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Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015 foram iluminados o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Contudo, a Provisa Gestão de Saúde está presente dentro das empresas clientes com a campanha Setembro Amarelo – Como estão as suas emoções?

Uma campanha completa de materiais didáticos, brincadeiras com as emoções que divertem e fazem conscientizar cada colaborador sobre esse tema.

Participe você também da nossa campanha durante todo o mês de setembro!

laço do setembro amarelo em fundo acinzentado

www.setembroamarelo.com
fonte


Você não está sozinho, procure ajuda!

Disque: 188
Centro de Valorização da Vida



Como estão
suas emoções?

Elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa. Uma sensação física e emocional provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou reação de um acontecimento. Podem acontecer também reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores.

rosto da alegria do desenho divertidamente

ALEGRIA

Se caracteriza pelos sentimentos de felicidade, contentamento, satisfação, bem estar e presença de sorriso.


rosto da tristeza do desenho divertidamente

TRISTEZA

Ocorre principalmente devido a situação de perda e tende a ser sentida por um período.


rosto da raiva do desenho divertidamente

RAIVA

É uma emoção poderosa que pode acontecer por causa de diferenças e desentendimentos entre as pessoas pelo sentimento de injustiça e frustração.



rosto do medo do desenho divertidamente

MEDO

Quando estamos em perigo, não pensamos no que fazer, então fugimos, lutamos ou “congelamos”. Portanto, o papel do medo é a preservação da vida.


rosto da nojinho do desenho divertidamente

NOJO

É uma emoção comparado à repulsa ou sentimento de aversão
a algo ou alguém.


Essas emoções são importantes e fazem parte do que somos no dia a dia.
Ou seja, todos temos a possibilidade de desenhvolvê-las, conhecendo, percebendo e administrando melhor os seus estímulos.


Fique alerta para
esses sintomas

Eles afetam a maneira de como você se sente, pensa e lida com atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar, e devem estar presentes por pelo menos duas semanas para que o indivíduo seja diagnosticado.


Choro sem razão aparente



Perda de interesses em atividades que antes lhe davam prazer



Depressão profunda nas redes sociais




Dores e sentimento de inutilidade



Postagens relacionadas a suicídio




Tristeza persistente



Falta de energia



Alteração do sono




Ideia de morte



Irritabilidade



Ansiedade




Quando você não estiver bem,

Procure ajuda!


Clínica escolas das faculdades

foto de mão acolhedora e escrito do seu lado assistentes sociais
CAPS centro de atendimento psicólogo social

foto de uma prancheta de check list e ao seu lado direito escrito psicólogos
foto de uma lupa na cabeça e ao seu lado escrito médicos clínicos

foto de uma prancheta de check list e ao seu lado direito escrito psiquiatras

telefone para ligar 188 que é o centro de valorização da vida


Cuidados diários para
uma boa saúde mental

Não podemos nos lembrar apenas no setembro amarelo os cuidados, é de extrema importância que se compreenda como certos comportamentos afetam a nossa saúde mental, e que há sim como prevenirmos que sofrimentos psíquicos passem a limitar nossas atividades diárias. Veja aqui como simples hábitos podem lhe ajudar a ter uma mente mais feliz.


Descanse!
Tente dormir entre 6 a 8 horas por dia.



Mantenha contato com quem ama!




Alimente-se bem!
Cuidar do corpo também é cuidar da mente.



Tire um tempo para relaxar!
Reserve um espaço na agenda para você.



Você não está sozinho

Procure ajuda!

A ajuda psicológica deve ser procurada por qualquer pessoa para entender e lidar melhor com as suas emoções e assim melhorar a sua qualidade de vida.
Se não forem devidamente tratados, os problemas de ordem emocional podem afetar a nossa saúde física.
laço do setembro amarelo em fundo acinzentado
As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.



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