O Que é Colesterol Alto?
O colesterol é um tipo de gordura (lípido) no sangue. Suas células precisam de colesterol, e seu corpo faz tudo o que precisa. Mas você também obtém colesterol dos alimentos que você come.
Se você tem colesterol demais, ele começa a acumular-se em suas artérias. As artérias, por sua vez, são os vasos sanguíneos que levam sangue para longe do coração. Este processo é chamado de endurecimento das artérias ou aterosclerose. Geralmente é um processo lento que piora à medida que você envelhece.
Para entender o que acontece, pense sobre como uma tampa se forma na tubulação debaixo de uma pia de cozinha. Como o acúmulo de gordura no tubo, o acúmulo de colesterol estreita suas artérias e torna mais difícil para o sangue fluir através deles. Isto reduz a quantidade de sangue que chega aos tecidos do seu corpo, incluindo o seu coração, podendo levar a sérios problemas, incluindo ataque cardíaco e derrame.
Seu colesterol é medido por um exame de sangue:
- Colesterol alto é 240 ou acima.
- Limite é de 200 a 239.
- Melhor é menos de 200.
Quais são os diferentes tipos de colesterol?
- LDL é o colesterol “ruim”, o tipo que pode obstruir suas artérias se você tiver muito dele. Este é o colesterol que você precisa diminuir, se você tem colesterol alto.
- HDL é o colesterol “bom”. HDL ajuda a eliminar a gordura do sangue. Você quer que seu HDL seja alto. Um alto nível de HDL está ligado a um menor risco de doença cardíaca .
- Os triglicerídeos são outro tipo de gordura no sangue. Se você tem triglicérides elevados e LDL alto, suas chances de ter um ataque cardíaco são maiores.
Algumas das causas de colesterol alto incluem os alimentos que você come, o excesso de peso, a inatividade física, o histórico familiar e a saúde geral, por exemplo.
Quais são os Sintomas e Sinais do Colesterol Alto?
O colesterol alto é um fator de risco para outras doenças e por si só não causa sintomas. Exames de sangue de rastreamento de rotina podem revelar elevados níveis de colesterol no sangue.
Quando e Quem Deve Verificar seu Colesterol?
As diretrizes do Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol sugerem que todo mundo com 20 anos ou mais deve ter seu nível de colesterol no sangue medido pelo menos uma vez a cada 5 anos. É melhor ter um exame de sangue chamado um perfil de lipoproteína para descobrir seu nível de colesterol.
Há um Teste para o Colesterol Elevado?
Os níveis de colesterol no corpo são medidos por testes de sangue. Além do colesterol e seus diferentes tipos, os níveis de triglicérides também podem ser incluídos em um perfil lipídico(gordura).
A parte comumente medida do teste de sangue de perfil de lipoproteína inclui:
– Colesterol total
– A lipoproteína de alta densidade (HDL)
– A lipoproteína de baixa densidade (LDL)
– Triglicerídeo
O colesterol Alto é Perigoso? Conheça os Fatores de Risco
O colesterol alto é apenas um dos vários fatores de risco para a doença cardíaca coronária. Um profissional de saúde considerará o risco geral de uma pessoa ao avaliar seus níveis de colesterol e discutir opções de tratamento.
Os fatores de risco são condições que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas. Alguns fatores de risco podem ser alterados e outros não. Em geral, quanto mais fatores de risco uma pessoa tem, maior a chance de desenvolver doença coronariana. Alguns fatores de risco podem ser controlados. No entanto, alguns não podem ser controlados.
Os fatores de risco que não podem ser controlados incluem:
- Idade (45 anos ou mais para homens, 55 anos ou mais para mulheres)
- Antecedentes familiares de doença cardíaca precoce (pai ou irmão afetado antes dos 55 anos de idade, mãe ou irmã afetada antes dos 65 anos de idade)
Os fatores de risco que podem ser controlados incluem:
- Colesterol alto no sangue (colesterol total alto e colesterol LDL alto)
- Baixo HDL (bom) colesterol
- Parar de fumar
- Pressão alta
- Diabetes
- Obesidade / excesso de peso
- Inatividade física
Se uma pessoa tem lipoproteínas elevadas e, portanto, colesterol elevado, seu médico irá trabalhar com ela para atingir seus níveis com dieta e tratamento de drogas. Dependendo dos fatores de risco de uma pessoa para a doença cardíaca, os objetivos podem ser diferentespara diminuir seu colesterol LDL .
Quais são as Orientações da Dieta para o Colesterol Elevado?
O National Cholesterol Education Program criou diretrizes dietéticas.
- As diretrizes nutricionais do NCEP são:
- Gordura total: menos de 30% da ingestão calórica diária
- Gordura saturada: menos de 7% da ingestão calórica diária
- Gordura poli-insaturada (encontrada em vegetais, nozes, sementes, peixes, folhas verdes): menor ou igual a 10% da ingestão calórica diária
- Gordura monoinsaturada : aproximadamente 10% -15% da ingestão calórica diária
- Colesterol: menos de 200 miligramas por dia
- Carboidratos: 50% – 60% da ingestão calórica diária. Algumas pessoas são capazes de reduzir a gordura e colesterol dietético com dietas vegetarianas.- Os ésteres de estanol podem ser incluídos na dieta e podem reduzir o LDL em cerca de 14%. Os produtos que contêm ésteres de estanol incluem substitutos de margarina (comercializados como marcas Benecol e Take Control).- Pessoas com triglicérides mais elevados podem se beneficiar de uma dieta que é maior em gordura monoinsaturada e menor em carboidratos, particularmente açúcares simples. Uma fonte comum de gordura monoinsaturada é o azeite.
Que Alimentos Ajudam a Baixar os Níveis de Colesterol?
Os alimentos podem reduzir os níveis de colesterol no corpo por diferentes mecanismos. Alimentos ricos em fibras ligam colesterol e dificultam a absorção. Algumas plantas contêm estanóis e esteróis, que impedem o colesterol de ser absorvido na corrente sanguínea. Exemplos de redução de colesterol alimentos incluem:
- Aveia, cevada e outros cereais integrais
- Feijões
- Nozes
- Maçãs, morangos, uvas
- Frutas cítricas
- Soja
- Peixe gordo
- Alimentos que são fabricados ou fortificados para conter esteróis e estanóis, como alguns sucos de laranja e margarina
Que Alimentos Você Deve Evitar Porque Aumentam os Níveis de Colesterol?
Existem alguns alimentos que têm uma tendência para aumentar o colesterol e devem ser evitados se possível:
- Gemas de ovo
- Mariscos
- Produtos lácteos, incluindo manteiga e alguns queijos, incluindo queijo cremoso
- Carnes processadas como bacon
- Produtos assados feitos com gorduras animais como banha
- Fast foods como hambúrgueres, batatas fritas e frango frito
- Snack e petiscos como pipoca de micro-ondas por causa de seu alto teor de sal e manteiga
- Carnes vermelhas
Quais Outras Mudanças de Estilo de Vida Ajudam a Diminuir o Colesterol?
Além de comer uma dieta saudável e de redução do colesterol, outras mudanças de estilo de vida podem ajudar a reduzir o colesterol e, portanto, diminuir o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica.
- Exercício : 30 minutos por dia podem aumentar os níveis de HDL (o bom colesterol). Se você está apenas começando a se exercitar, comece com moderação. Se você tiver problemas médicos subjacentes, incluindo doença cardíaca ou pulmonar, consulte o seu profissional de saúde para obter orientação sobre qual programa de exercícios pode ser melhor para você.
- Parar de fumar : Fumar aumenta os níveis de HDL, mas também por si só diminui o risco de ataque cardíaco quase que imediatamente.
- Manter um peso saudável: Mesmo um pouco de peso perdido pode ajudar a controlar os níveis de colesterol.
- Atividade : Embora o exercício tenha pouco efeito sobre o LDL, os exercícios aeróbicos pode melhorar a sensibilidade à insulina, os níveis de HDL e de triglicérides e, assim, reduzir o risco de doença cardíaca. As pessoas que exercem e controlam sua dieta parecem ser mais bem sucedidas com modificações de estilo de vida a longo prazo que melhoram seu perfil de risco cardíaco.
Como Funcionam as Estatinas (Tratamento)?
Estatinas reduzem os níveis de colesterol LDL mais do que outro tipo de droga. Elas reduzem o colesterol, diminuindo a produção de colesterol e aumentando a capacidade do fígado para remover o colesterol LDL já no sangue.
- Estudos usando estatinas têm níveis mais baixos de colesterol LDL em pessoas que os tomam. As estatinas também reduzem modestamente os níveis elevados de triglicéridos e produzem um ligeiro aumento no colesterol HDL.
- Os resultados dos medicamentos estatina são vistos após várias semanas. Após 6 a 8 semanas, o médico de um doente pode voltar a verificar os exames de sangue. Uma segunda medição do nível de colesterol LDL deve ser medida com o primeiro para ajudar a ajustar a dosagem de medicação.
- As estatinas são bem toleradas e os efeitos secundários graves são raros. Raramente, desagregação muscular generalizada, conhecida como rabdomiólise, pode ocorrer. Os sintomas incluem dor muscular difusa, fraqueza e urina de cor escura. Isso pode indicar uma emergência médica: se você desenvolver esses sintomas, pare de tomar o medicamento estatina e entre em contato com seu médico imediatamente.
- Outros efeitos secundários podem incluir uma dor de estômago, gás, constipação e dor abdominal ou cãibras. Estes sintomas são geralmente leves a moderados e geralmente vão embora logo que o seu corpo se ajusta à medicação.
- Monitoramento da função hepática por exames de sangue é geralmente ordenado em doentes que estão tomando estatinas.
- Existem muitos medicamentos estatina (disponíveis por receita médica). A escolha feita pelo profissional de saúde e pelo paciente dependerá da situação clínica.
Exemplos incluem:
- Atorvastatina (Lipitor)
- Fluvastatina (Lescol)
- Lovastatina (Mevacor, Altocor)
- Pravastatina (Pravacol)
- Simvastatina (Zocor)
- Rosuvastatina (Crestor)
Outros medicamentos que tratam o colesterol alto incluem os sequestrantes de ácidos biliares,os inibidores de absorção de colesterol, o ácido nicotínico ou niacina, fibratos, inibidores da proteína PCSK9.
A adoção de um estilo de vida mais saudável, incluindo exercícios aeróbios e dieta com baixo teor de gordura, deve reduzir o risco de obesidade, colesterol alto e, em última instância, o risco de doença coronariana.
Conhecer o seu número de colesterol é o primeiro passo no controle de seus níveis.
Defina metas dietéticas com base nas diretrizes do Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol.
Esforce-se para a ingestão diária de menos de 7% de suas calorias de gordura saturada e menos de 200 mg de colesterol dos alimentos que você come.
Você pode comer até 30% de suas calorias da gordura total, mas a maioria deve ser de gordura insaturada, que não aumenta os níveis de colesterol.
Adicione mais fibra solúvel (encontrada em grãos de cereais, feijões, ervilhas, e muitas frutas e legumes) e alimentos que contêm estanóis e esteróis de plantas (incluídos em certas margarinas e molhos para saladas) para aumentar o seu poder de redução de LDL. A melhor maneira de saber o que está nos alimentos que você come é ler o rótulo nutricional .
Baixos níveis de colesterol começam no supermercado. Leia rótulos de alimentos e compre alimentos com baixo teor de gordura saturada e baixo teor de colesterol.
Trabalhe com seu profissional de saúde para determinar se a medicação é necessária para controlar o colesterol alto.
Qual é a Perspectiva Para Uma Pessoa com Colesterol Alto?
Controlar níveis elevados de colesterol é um desafio para toda a vida. Independentemente do método de tratamento, podem ser necessários exames de sangue de rotina para monitorizar os níveis de colesterol, HDL, LDL e triglicéridos.
O controle do colesterol é útil na redução do risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica. É uma parte da estratégia de redução de riscos que inclui a cessação do tabagismo , controle de peso, controle da pressão arterial, e exercício.