Academia Americana de Pediatria lança novas recomendações para o consumo de sucos

crianca-bebendo-suco.jpg

Em uma nova diretriz que será publicada oficialmente em junho, a Academia Americana de Pediatria recomenda o consumo de sucos apenas a partir do primeiro ano de vida.  A ingestão deve ser limitada, no máximo, a 120 ml diários para crianças de 1 a 3 anos de idade, a 175 ml para crianças de 4 a 6 anos de idade e a 250 ml dos 7 aos 18 anos, dentro da ingestão diária recomendada de 2 a 2 ½ porções de frutas por dia.

A Academia seguia as mesmas recomendações desde 2001. Mas no Brasil, há pelo menos três anos, os pediatras e a Sociedade Brasileira de Pediatria já desaconselhavam o consumo de sucos antes de um ano de vida. “O suco é água misturada à fruta, que perde toda a fibra. Por esse motivo, o consumo dessas bebidas pode hipersolicitar o pâncreas da criança, aumentando os índices de açúcar no sangue, o consumo de calorias vazias e tornando maiores as chances de desenvolver diabetes no futuro”, explica o pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Veja as demais orientações da Academia Americana de Pediatria:

  • Para crianças de 2 a 3 anos, não deve ser dado suco em garrafas ou copos de treinamento, que podem ser transportados facilmente, aumentando o consumo ao longo do dia. A exposição excessiva dos dentes aos carboidratos também pode levar àcárie dentária. Por isso, não deve ser dado suco na hora de dormir.
  • As crianças devem ser incentivadas a comer frutas e educadas sobre os benefícios que elas oferecem em comparação com o suco, que carece de fibra dietética e pode contribuir para o ganho de peso excessivo.
  • O leite humano ou fórmula infantil é suficiente para crianças pequenas. Assim como leites desnatados ou com baixo teor de gordura são suficientes para crianças mais velhas, quando há necessidade deles na dieta. (A gordura do leite não é prejudicial, mas quando a criança tem uma dieta rica em gorduras ou colesterol, por exemplo, os pediatras podem indicar o consumo de leites desnatados ou semidesnatados.)
  • O consumo de sucos não-pasteurizados deve ser fortemente desencorajado para crianças de todas as idades. (Vale considerar o contexto dos Estados Unidos em que nem todos os lugares contam com frutas frescas. Sucos naturais são sempre a melhor opção)
  • As crianças que tomam determinados tipos de medicamentos não devem tomar suco de toranja (grapefruit), porque pode interferir na eficácia da medicação. Além disso, o suco de fruta não é apropriado no tratamento da desidratação ou manejo da diarréia.

 

Fonte: Revista Crescer

 

Logo Provisa Branca

ENDEREÇO

Rua Jacira Reis, 1019 – Conj. Kissia – Dom Pedro
Manaus – AM, 69040-270

Torre Norte, Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin Paulista
São Paulo, 04578-910

Rua Dr. João Colin, n°1285 – América
Joinville – SC, 89204-001

CONTATO

(92) 3584-5291

provisa@provisa.com.br

Política de Privacidade

Copyright 2024. All rights reserved.