Projeto Idoso Bem Cuidado é tema de Oficina em Manaus
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UEA – Unidade do estado do Amazonas) promoveram na terça-feira (30/05) a oficina Idoso Bem Cuidado na Região Norte. O encontro contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre elas representantes de planos de saúde, prestadores e estudantes.
A especialista em regulação da ANS, Daniele Silveira, reforçou que o programa faz parte de uma ação maior da Agência que é a de indução da qualidade na Saúde Suplementar. “Além do Idoso Bem Cuidado, a ANS também atua em projetos de qualidade voltados para o parto, odontologia e oncologia. Acreditamos no potencial de expansão deste projeto voltado para os idosos, em Manaus, devido ao trabalho desenvolvido pelo UnaTI, que é reconhecido mundialmente”, afirmou Daniele.
Elorides Brito, coordenadora Unati/UEA, explicou que o encontro foi uma oportunidade de trocar experiências. “A oficina foi uma oportunidade de discutirmos a problemática do setor, as dificuldades e as facilidades de implementar este projeto na região norte como um todo”, disse.
Na ocasião, duas operadoras de planos de saúde participantes do projeto foram convidadas a apesentar os resultados de seus pilotos. Além de economicamente benéfica, a aplicação do projeto trouxe ganhos a saúde da população atendida, pois foram realizados diagnósticos precoces e tratamentos domiciliares de infecção de escara, infecção intestinal e do trato urinário.
Ao final do encontro os participantes se dividiram em grupos e elaboraram um documento de orientações para a ANS em relação às próximas ações do projeto Idoso Bem Cuidado.