Ser grato faz bem à saúde, comprova estudo
Seja agradecido e viva mais. Estudo da Universidade da Califórnia revela que pessoas que expressam gratidão são mais bem-dispostas, dormem melhor, cansam-se menos e têm menos problemas ligados à saúde do coração.
Expressar gratidão é uma força poderosa.
Segundo a Universidade da Califórnia, quem expressa sobre pequenas coisas da vida têm melhor humor, dormem melhor, são mais eficazes na resolução de problemas e têm menos probabilidades de desenvolver inflamações.
A pesquisa, publicada na revista científica Spirituality in Clinical Practice, foi feita durante dois meses com 186 voluntários, entre homens e mulheres, diagnosticados com insuficiência cardíaca.
Com testes psicológicos, os cientistas mediram os níveis de gratidão e bem-estar dos voluntários.
Foram avaliados sintomas de depressão, da qualidade do sono, do cansaço, da confiança de cada um nas próprias capacidades e de marcadores de inflamações no organismo.
Paralelamente, alguns dos participantes deveriam escrever três coisas pelas quais estavam mais gratos ao longo do período avaliado.
Como resultado, quem utilizou o “diário da gratidão” mostrou redução nos níveis de vários biomarcadores inflamatórios, bem como uma maior variação do ritmo cardíaco enquanto escreviam, um fator associado a um risco cardiovascular mais reduzido.
A conclusão foi a de reconhecer e registrar a gratidão faz bema o coração, e não apenas no sentido metafórico da ação.
Portanto, que tal praticar um pouco este exercício?
Fonte: Lucia Diniz