Bolhas, olheiras, herpes e alergias podem surgir durante o Carnaval

saude-pós-carnaval-1024x684.jpg

O Carnaval está acabando e ficam as consequências dos dias de festa: noites mal dormidas (ou nem dormidas mesmo), bebida, alimentação desregulada e muito samba no pé. Mas, depois de tanta folia, o corpo sente e podem aparecer bolhas, hematomas, olheiras, alergia à maquiagem, torções e herpes labial.

Bolhas
A bolha surge porque as células foram mortas precocemente por trauma. O sapato, por exemplo, fica esfregando na pele e mata as células por deslocamento. Para aliviar, você pode colocar gelo nas primeiras 24h para não ter sangue, depois disso não adianta. As bolhas com sangue são as mais doloridas, por causa da tensão que provoca na pele. Se estiver com dor, é preciso furar a bolha para escoar a água ou o sangue. Nunca tire a pele de cima, porque serve de curativo natural.

Hematomas
Podem acontecer na pele ou na unha. Se for na unha e estiver com dor, procure um médico para furar a unha e escoar o sangue (a pressão do sangue faz doer). Se não tiver dor, observe a unha, tirando foto todo mês. Se o hematoma não estiver diminuindo, consulte um médico, pois pode ser um tumor escondido que estourou.

Se for na pele, passe gelo nas primeiras 48h e depois água quente para diluir o sangue. O ideal é esperar até que o hematoma desapareça.

Herpes
O Carnaval é o ambiente propício para pegar o herpes ou dar a crise em quem já tem (a famosa feridinha na boca). As situações clássicas de compartilhamento de copo, canudo, latinha e o beijo são bastante frequentes nessas festas. Além disso, a imunidade fica mais baixa, o que favorece a entrada do vírus. É importante frisar que o herpes pode ser transmitido mesmo fora da crise.

Olheiras
Cansaço e desidratação colaboram para o aparecimento de olheiras quando a pessoa já tem essa tendência. Para amenizar, faça uma compressa de água gelada por 20 minutos. Atenção, não coloque em cima do olho, só na parte debaixo, para não interferir na lubrificação da córnea.

Maquiagem
Usou todo tipo de tinta no rosto e agora está com alergia? Primeiro, é importante identificar se é alergia mesmo, a coceira é o principal sintoma. Pode estar acompanhada de vermelhidão, descamação e bolinhas vermelhas pequenas. Em até 24h depois do contato com o produto, pode iniciar o processo alérgico. Se for esse o caso, uma compressa fria de camomila ajuda, porque o gelado inibe a coceira.

Retirar a maquiagem é importante e só a água sozinha não dá conta dos produtos gordurosos ou gliter e lantejoula, tão comuns nessa época. Então use:

– Demaquilante para a pele. O leite de limpeza é o melhor para pele sensível e para retirar o gliter;
– Se a maquiagem for à prova d’água, é preciso utilizar o demaquilante bifásico (com silicone);
– Se a pele for muito oleosa ou tiver poros abertos, passe um adstringente.

É importante lavar o rosto após passar os produtos.

 

Logo Provisa Branca

ENDEREÇO

Rua Jacira Reis, 1019 – Conj. Kissia – Dom Pedro
Manaus – AM, 69040-270

Torre Norte, Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin Paulista
São Paulo, 04578-910

Rua Dr. João Colin, n°1285 – América
Joinville – SC, 89204-001

CONTATO

(92) 3584-5291

provisa@provisa.com.br

Política de Privacidade

Copyright 2024. All rights reserved.