Estado com mais casos de HIV no ranking nacional
Amazonas é o segundo Estado com mais casos de HIV no ranking nacional, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) informou que o crescimento no número de casos registrados se deu nos últimos dez anos e que os jovens são os mais atingidos, a maior incidência está na população masculina, nas faixas etárias entre 20 e 34 anos, mas o aumento de jovens de 15 a 24 anos contaminados com o vírus HIV tem sido motivo de preocupação para os órgãos de saúde.
O primeiro caso de Aids no Amazonas foi registrado no ano de 1986. Desde então, 11.072 pessoas foram diagnosticadas com o vírus HIV no Amazonas. De acordo com a Susam, desse total, 9.290 estão em tratamento.
Para combater o crescimento contínuo, a Provisa tem trabalhado com ações de prevenção e conscientização de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids nas Empresa
De acordo com notàcias publicadas na imprensa, o Amazonas é o segundo estado com mais casos de HIV no ranking nacional e de acordo com dados de 2015, divulgados pelos organizadores do Fórum de OSC/DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, existem mais de 1,4 mil pessoas vivendo com o vàrus do HIV. Outro número expressivo é o da tuberculose: há um ano, o Amazonas foi citado como o estado com maior taxa de casos da doença no paàs. O Fórum, em parceria com outras instituições não governamentais trabalha há mais de 15 anos para minimizar essas taxas, além de dedicar atenção na prevenção e no atendimento às populações vulneróveis.
Fonte: CMM
#O Amazonas com HIV no ranking nacional,
Enfermeira Etelvina Lyra Da Provisa Gestão em Saúde.