Sinistralidade: O que é e como reduzi-la

analise-qualitativa-investidor.jpg

A disponibilização de um plano de saúde empresarial é um benefício do qual muitos empregadores não abrem mão. Afinal, essa é a garantia de que seus funcionários terão os meios necessários para contar com um bom atendimento médico sempre que precisarem.

No entanto, o custo desse plano de saúde tem aumentado significativamente para as empresas, levando algumas delas a cancelar o benefício. Isso se deve, em grande medida, ao aumento do índice de sinistralidade.

Mas você sabe o que é sinistralidade e se é possível reduzi-la? Então, continue lendo nosso post de hoje para entender um pouco mais sobre o assunto. Vem com a gente!

O que é a sinistralidade

Cada vez que o segurado aciona o plano de saúde, seja para a realização de uma consulta, de um exame ou de um procedimento cirúrgico, verifica-se a ocorrência de um sinistro. Cada sinistro representa um custo, que pode ou não ser elevado.

Nesse sentido, a sinistralidade é obtida pela relação entre os custos arcados com os sinistros e o prêmio, que são as receitas percebidas pela operadora do plano de saúde. Chega-se, assim, a um percentual:

Sinistralidade = sinistro = %

prêmio

A operadora do plano de saúde determina o percentual que considera aceitável, ou seja, que entende que o número de sinistros está dentro do esperado.

Se o percentual obtido for acima do estipulado pela operadora, isso significa que os custos para a manutenção do plano de saúde estão extrapolando a sua receita. Dessa forma, torna-se necessária a elevação dos valores pagos pela empresa.

Como reduzir a sinistralidade nas empresas

A partir da relação sinistro/prêmio demonstrada anteriormente, podemos concluir que a redução da sinistralidade requer a diminuição de sinistros. Para isso acontecer, a empresa pode adotar algumas medidas. Conheça-as a seguir!

Estimular a adoção de medidas preventivas

Não são poucas as pessoas que deixam para ir ao médico apenas quando já estão muito doentes e, por isso, necessitam de tratamentos mais complexos e caros.

Por isso, antecipe-se aos seus funcionários e estimule a ida regular ao médico e o check-up com exames preventivos. Ainda que isso gere um custo constante, ele será bem menor do que o gasto com tratamentos.

Além desse incentivo individual, você pode dividir os funcionários por grupos de enfermidade ou de risco à saúde, como o de hipertensos ou o de diabéticos, para criar uma rotina de acompanhamento dessas pessoas.

Além disso, a empresa pode reproduzir as campanhas públicas de saúde para valorizá-las, como as campanhas de vacinação, de combate ao tabagismo e à obesidade e de incentivo ao uso de camisinha.

Estimular hábitos saudáveis de vida

Prevenir problemas de saúde é sempre a melhor forma de reduzir a sinistralidade do plano de saúde. Para isso, é fundamental que a empresa estimule hábitos de vida saudáveis. Isso inclui a prática de atividade física e a boa alimentação.

Então, se sua empresa tem um refeitório, ofereça pratos saudáveis. Conta apenas com parcerias com restaurantes? Dê preferência àqueles que oferecem um cardápio saudável e variado.

Outra medida interessante é oferecer a ginástica laboral no ambiente de trabalho. Além de despertar o interesse pelos exercícios, essa é uma boa forma de prevenir contra lesões por esforços repetitivos e de combater a má postura e o sedentarismo.

Quando aliadas a consultas médicas regulares, essas medidas não apenas reduzem a sinistralidade, mas também proporcionam colaboradores mais saudáveis e bem dispostos.

Orientar sobre o uso do plano de saúde

A empresa pode promover palestras e distribuir panfletos para informar os funcionários sobre a importância do uso consciente das coberturas do plano. Cabe alertá-los de que as consultas e os exames devem ser realizados como forma de prevenção e em caso de necessidade.

Uma forma bem interessante de estimular isso é oferecer o plano de saúde com coparticipação, em que os empregados contribuem com uma parcela quando usam alguma cobertura. Isso tende a conscientizá-los sobre o seu uso racional.

Como vimos, é possível sim reduzir a sinistralidade do plano de saúde. E o melhor é que são medidas que só tendem a melhorar a saúde dos seus funcionários.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e aprender ainda mais sobre qualidade de vida e bem-estar na sua empresa!

Logo Provisa Branca

ENDEREÇO

Rua Jacira Reis, 1019 – Conj. Kissia – Dom Pedro
Manaus – AM, 69040-270

Torre Norte, Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin Paulista
São Paulo, 04578-910

Rua Dr. João Colin, n°1285 – América
Joinville – SC, 89204-001

CONTATO

(92) 3584-5291

provisa@provisa.com.br

Política de Privacidade

Copyright 2024. All rights reserved.