Diminuição da variabilidade é uma ferramentas para diminuir erros médicos

saúde1024x768.jpg

Em saúde, a variabilidade nos cuidados prestados é uma das principais causas de erros médicos evitáveis. Isso quer dizer que, muitas vezes, a mesma doença pode ser tratada de maneiras diferentes, trazendo resultados diferentes na jornada do paciente. Nem sempre os melhores.

“Profissionais de saúde devem entregar cuidados seguros e de alta qualidade, o que exige uma redução significativa na variabilidade”, explica Peter Edelstein, Chief Medical Officer da Elsevier. Ele está em São Paulo para participar do II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente.

Dr. Peter Edelstein é considerado um dos principais impulsionadores da reforma do setor da saúde em todo o mundo. Ele abraçou a missão de disseminar a utilização da tecnologia para alcançar valores de saúde consistentes, sustentáveis e de alto valor agregado, por intermédio do acesso à informação de qualidade.

De acordo com o especialista, as Soluções de Apoio a Decisão Clínica (CDS, sigla em inglês) fornecem informações atuais, confiáveis e baseadas em evidências diretas ao ponto de atendimento a médicos, enfermeiros, profissionais de saúde no geral e pacientes. Assim, as “melhores abordagens” podem ser consideradas em todos os momentos e em todas as configurações dos cuidados aos pacientes. As ferramentas CDS capacitam os profissionais de saúde a reduzir drasticamente os erros médicos evitáveis, diminuindo a variabilidade perigosa presente nos cuidados de saúde de hoje.

“Não significa que os profissionais de saúde não devam usar sua formação e experiência nas recomendações. No entanto, é importante que considerem a utilização de informações atuais, confiáveis, baseadas em evidências ao tomar decisões de saúde”, explica.

Fonte: Saúde Business

Logo Provisa Branca

ENDEREÇO

Rua Jacira Reis, 1019 – Conj. Kissia – Dom Pedro
Manaus – AM, 69040-270

Torre Norte, Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin Paulista
São Paulo, 04578-910

Rua Dr. João Colin, n°1285 – América
Joinville – SC, 89204-001

CONTATO

(92) 3584-5291

provisa@provisa.com.br

Política de Privacidade

Copyright 2024. All rights reserved.